Com a chegada de um novo ano, tudo que queremos é realizar nossos sonhos e, claro, manter uma saúde mental adequada para que possamos enfrentar os desafios e superar obstáculos em busca dos nossos objetivos, não é mesmo?
Mas nem sempre este é um processo simples. Afinal, diariamente somos atingidos por problemas, dores e dificuldades que precisamos enfrentar.
Se você se pergunta como manter a mente saudável e com pensamentos positivos para ter um ano cheio de realizações, esse artigo é para você. Vem com a gente e entenda a importância da saúde mental e como cuidar da sua mente e emoções. Confira!
O que é saúde mental?
Segundo uma definição da própria OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental é, basicamente, um estado de bem-estar, onde uma pessoa é capaz de admirar a vida, trabalhar e contribuir para a sociedade, sabendo administrar suas próprias emoções.
De forma resumida, a saúde mental é o ato de conseguir lidar com sentimentos positivos, como alegria e amor, assim como as questões negativas, como tristeza, ciúmes e frustrações.
É comum que muitas pessoas associem o termo “saúde mental” com “doença mental”. Isso reflete o comportamento da sociedade, que passa a se preocupar com as condições mentais das pessoas apenas quando um problema vem a surgir.
No entanto, a manutenção da saúde mental é uma necessidade que deve ser cuidada diariamente. Assim, é preciso manter a saúde, e não apenas cuidar quando ela não vai bem.
Saúde mental no Brasil: cenário atual
A saúde mental no Brasil é um aspecto que preocupa a população, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto IPSOS, com entrevistados de 30 países.
De acordo com o levantamento, o Brasil aparece como primeiro no ranking como o país que mais se preocupa com os aspectos relacionados à saúde mental, com 75% da população afirmando que pensa com frequência em seu próprio bem-estar mental.
Além disso, os dados mostram ainda que oito em cada 10 brasileiros acreditam que a saúde mental é tão fundamental quanto à saúde física.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2020 foram registrados cerca de 170 mil atendimentos em todo o Brasil de pacientes diagnosticados com doenças, como demência, depressão, ansiedade, transtorno psicótico e transtorno afetivo bipolar.
A importância da saúde mental
Cuidar da saúde mental é fundamental por uma série de questões, já que a falta dela impacta diretamente na qualidade de vida do indivíduo, afetando ainda suas emoções, poder de raciocínio, comportamento e também a forma de se relacionar com as pessoas.
Mas não podemos esquecer que o contrário também é verdadeiro, pois conexões interpessoais, más condições de trabalho e outros problemas podem contribuir para desequilibrar a saúde da mente e até para o desenvolvimento de transtornos mentais.
Além disso, a recente classificação do burnout como uma doença ocupacional apresenta uma nova perspectiva sobre a necessidade da saúde mental: cada vez mais pessoas estão adoeçendo, e isso está afetando não só o indivíduo, mas também as empresas.
Por isso, trabalhar a saúde mental é essencial para o bem-estar completo de um indivíduo, prolongando a vida e garantindo dias mais saudáveis e felizes.
5 dicas para cuidar da saúde mental e emocional
Fale sobre seus sentimentos
Conversar é uma das formas mais eficientes para manter uma boa saúde mental, pois colocar para fora o que sente pode aliviar sua mente em momentos difíceis.
Pratique atividades físicas regularmente
Além de ser bom para o corpo, atividade física ajuda a manter a mente em equilíbrio, melhorando a autoestima e ajudando a se concentrar e ter uma boa noite de sono.
O exercício mantém o cérebro e outros órgãos saudáveis e contribui na produção dos hormônios da felicidade.
Mantenha uma alimentação saudável
Seu cérebro precisa de diversos nutrientes para se manter saudável e funcionar de forma adequada.
Por isso, uma dieta equilibrada é essencial para sua saúde mental.
Faça algo de que goste
Essa é uma forma deliciosa para manter sua mente bem.
Assim, é preciso realizar atividades que te proporcionam prazer e relaxamento sempre que possível, como sair com os amigos, ler, assistir a um filme, viajar e etc.
Peça ajuda
Em muitos casos, precisamos da ajuda de um profissional para nos entender e aprender a lidar com diversas situações.
Dessa forma, sempre que sentir que não consegue fazer isso sozinho, procure a ajuda de um psicólogo.
Se identificou com algumas questões do nosso artigo e precisa de cuidados? Clique aqui e encontre a ajuda que procura!