Saúde bucal na terceira idade: conheça os principais problemas e veja dicas

Todo mundo deve cuidar da saúde bucal em todas as fases da vida. Desde a infância até a velhice, os cuidados devem fazer parte do nosso dia a dia: a escovação completa e eficiente, o uso do fio dental e as consultas com um especialista são indispensáveis para quem quer manter a saúde bucal. 

Porém, a terceira idade exige um cuidado maior. Afinal, os dentes também envelhecem. E, com a idade, é comum alguns problemas aparecerem.  

Mas você sabe que problemas são esses? E não estamos falando só de cáries, não! Ficou curioso(a)? Continue a leitura e descubra: a qualidade de vida de uma pessoa também passa pela saúde bucal e a segurança e confiança em abrir um sorriso. 

Os dentes e a idade 

É normal o envelhecimento dos dentes. Eles acompanham a tendência natural do nosso organismo e passam pelo mesmo processo de desgaste de outras áreas do corpo. 

O envelhecimento dos dentes também pode ser “acelerado” por fatores externos, como o contato com comidas e bebidas quentes e ácidas, clareamentos sem supervisão e até o bruxismo.  

O que é importante destacar é que o cuidado com os dentes não deve ser deixado de lado nunca, não importa a idade: caprichar na higiene, ir sempre ao dentista e ter uma alimentação menos industrializada são essenciais para manter a saúde bucal. 

Os principais problemas que afetam a saúde bucal na terceira idade 

Com a idade, nem sempre a escovação e os cuidados acabam sendo tão efetivos. Às vezes, a pessoa pode acabar “deixando para depois”, ou ignorando um incômodo nos dentes por achar que é normal. 

No caso de idades mais avançadas ou algumas doenças, é interessante que o idoso tenha ajuda para os cuidados bucais. E que este cuidador esteja atento à saúde bucal da pessoa. 

Por causa da idade, algumas doenças na boca ou problemas são mais comuns, sendo: 

Hipossalivação ou xerostomia 

Um distúrbio que deixa a boca seca e provoca muito incômodo, principalmente à noite. 

Gengivite 

Uma inflamação causada pela proliferação de bactérias e que pode levar a problemas mais graves. 

Cárie

Dói, não é mesmo? Elas corroem o esmalte dos dentes e chegam no interior deles, fazendo um estrago! 

Candidíase

A má higienização pode ajudar na proliferação de fungos, que são encontrados naturalmente na boca, causando dor, ardência e placas esbranquiçadas. 

Câncer de boca

Pode aparecer em qualquer parte da cavidade oral, por isso, as consultas regulares com o dentista são tão importantes. 

Leucoplasia 

Manchas cinzas ou esbranquiçadas em diferentes partes da boca. As causas são variadas, como tabagismo, dentes quebrados e até uma prótese mal ajustada. 

Dicas para manter a saúde bucal na terceira idade 

Nesta fase da vida, as visitas ao dentista devem ser mais frequentes. O idoso e idosa devem seguir exatamente as orientações do profissional. Bem como os familiares e cuidadores. 

Confira abaixo algumas dicas para manter a saúde bucal em dia na terceira idade: 

- Escovação efetiva após as refeições. 

- Limpeza da língua: encovando e raspando. 

- Uso do fio dental em todos os dentes antes de cada escovação. 

- Alimentação balanceada: evitando alimentos muito ácidos e duros.  

- Higienização correta de dentaduras. 

- Uso de produtos específicos para o cuidado bucal. 

- Consultas regulares ao dentista. 

- Ao sentir qualquer dor, sensibilidade ou caroço, procurar um profissional especializado. 

Ao colocar em prática essas dicas, a saúde bucal agradece e a pessoa ganha mais autoestima e qualidade de vida!  

Um plano odontológico é uma outra dica de ouro: uma ótima solução para acompanhar a saúde bucal de maneira mais eficiente e econômica. 

E por falar em economia, clientes Univida têm descontos em planos, consultas e procedimentos odontológicos com nossos parceiros. Essa é mais uma grande vantagem de ser cliente de quem realmente cuida de você e da sua saúde. Quer saber mais? Entre em contato e saiba mais sobre os descontos de até 80% nos convênios odontológicos e tenha ainda mais motivos para sorrir!