A verdade é que as pessoas que estão ao nosso lado neste momento fazem muita diferença. Ser abrigo, atenção e ouvidos para alguém de luto parece ser uma tarefa simples, mas muitos não sabem muito o que fazer, por onde começar e alguns ficam até constrangidos.
Por isso, preparamos um artigo que vai preparar você para acolher alguém de luto da melhor maneira. Continue a leitura e saiba mais.
Entendendo o luto
A melhor maneira para acolher alguém de luto é entendendo, primeiramente, o próprio luto: acompanhe as 5 fases do luto abaixo e passe a reconhecê-las.
Negação
“A ficha não caiu” é uma frase muito comum de se ouvir porque ela representa bem o momento “anestesiado” assim que perdemos alguém amado ou próximo. Por isso, os rituais que simbolizam o fim da vida, como o velório, o sepultamento ou a cremação, são tão importantes. As cerimônias de despedida marcam esse momento e ajudam a mente e o coração a entenderem a partida.
Raiva
Uma das dores do luto podem se manifestar através da raiva e de um sentimento autodestrutivo. Alguém de luto pode não querer nem falar ou ouvir algo sobre a pessoa amada que partiu. Ou pode se sentir culpada e/ou frustrada. Reconhecer e entender o que sentimos neste momento é muito difícil, mas extremamente necessário.
Barganha ou negociação
Diante desta fase, alguém de luto passa a fazer questionamentos ou negociações, consigo mesmo ou com uma entidade superior, tentando encontrar uma resposta ou um alívio para o que aconteceu. “E se eu tivesse feito isso?”, “Se eu fizer tal coisa, vai passar”.
Depressão
A dor e a tristeza podem se prolongar por dias, meses e até anos, levando a pessoa a perder a direção, tornando-se uma depressão. Neste momento, é preciso intervenção médica com profissionais especializados e preparados para ajudar alguém de luto a superar as barreiras e voltar a encontrar um caminho que faça sentido.
Aceitação
Nesta fase, alguém de luto pode até não entender toda a dor e sofrimento, mas consegue aceitar que o outro já não está mais aqui e que é possível ressignificar. A dor se transforma em saudade e as lágrimas caem não mas para ferir, mas para aliviar o coração.
Acolhendo alguém de luto
Acolher alguém e luto requer empatia, que é o ato de se colocar no lugar do outro, sem julgamentos, com os ouvidos prontos para ouvir, os braços prontos para abraçar e o coração pronto para amar. Tentar compreender a situação que o outro está passando é um grande passo.
A seguir, algumas dicas de como acolher alguém de luto:
- Não force uma situação: algumas pessoas preferem conversar, outras preferem ficar em silêncio. Tente entender o que deixa a pessoa de luto mais confortável e respeite esse momento.
- Esteja presente: mesmo que o outro prefira ficar sozinho, ou em silêncio, não deixe de demonstrar que você o apoia e está ali para o que precisar.
- No caso de não ser possível a presença física, demonstre o seu apoio através de uma mensagem por escrito. Talvez, a pessoa de luto não se sinta à vontade para falar ao telefone nos primeiros dias, tudo depende do seu nível de intimidade com ela.
- Não diga a alguém de luto o que ela deve fazer, ou sentir. Não julgue os seus sentimentos. Cada um reage a dor de uma maneira diferente.
- Não compare a sua dor com a dor de outra pessoa. Não é hora de falar sobre a nossa dor: é hora de ser ouvinte, estar ao lado da pessoa. Não faça comparativos com a sua própria história.
- Se for possível, ajude a família enlutada com os processos burocráticos. Ou ofereça ajuda em outras coisas, como: fazer as compras, cuidar das crianças, preparar uma refeição etc.
Inclusive, o melhor suporte para ter tranquilidade com “a papelada” neste momento é tendo um Plano Familiar Univida. Com ele, não há sustos com os gastos na hora da partida e há apoio e conforto de uma equipe preparada.
Mais do que saber como acolher alguém de luto, agora você sabe o importante papel que você tem neste momento na vida de alguém: seja a força, o carinho e a tranquilidade que a pessoa enlutada precisa.